COMO RETER TALENTOS?

Existem diversos fatores que podem ajudar para que os talentos mais motivados, engajados e produtivos sejam valorizados e permaneçam na empresa.
- Atraia e selecione as pessoas certas
A retenção de talentos está diretamente relacionada à efetividade das contratações. Para que todo o investimento de tempo e capital em retenção tenha o efeito desejado é importante que o RH esteja com seu processo de recrutamento e seleção estruturado para encontrar um candidato alinhado com a cultura e os valores da empresa, o chamado fit cultural.
Por isso, investigue como funciona o seu método atual de contratação e identifique pontos de melhoria, como a automatização e uso de inteligência artificial para tornar todo esse processo mais ágil e preciso. Ações como essas serão determinantes para que os colaboradores admitidos tenham maior chance de permanência.
- Tenha uma comunicação clara e objetiva
Estimule o diálogo, começando pelo dono da empresa, de modo que as notícias referentes à organização e aos setores sejam compartilhadas por e-mail, murais, reuniões etc. Isso faz com que os funcionários se sintam parte do projeto.
Ou seja, os gestores precisam estar atentos e evitar qualquer tipo de ruído de comunicação em sua equipe. Esse tipo de situação gera desconforto, desentendimentos e sensação de falta de pertencimento.
Liberdade para expor suas opiniões e a prática do feedback são atitudes que geram o sentimento de confiança e comunidade, o que é muito importante quando o colaborador precisa decidir se deseja ou não permanecer na companhia.
- Faça a valorização do funcionário
Atribua responsabilidades, mostre que ele é importante para a empresa e sempre o desafie para que o colaborador tenha cada vez mais engajamento.
Lembrando que valorização pode também ser sinônimo de recompensa. Existem pessoas que preferem uma recompensa financeira, outras gostariam de viajar ou tirar uma folga em um dia incomum. Procure conhecer cada membro da sua equipe e descubra suas preferências.
Estabeleça metas e motive-os a realizá-las. E, claro, cumpra o que foi combinado.
- Tenha um plano de carreira e remuneração
Estabeleça um plano de carreira na companhia para que as pessoas que trabalham nela tenham visão de futuro. Elas saberão até aonde poderão chegar e como deverão fazer para alcançar seus objetivos.
Um plano de carreira e remuneração baseado na meritocracia estimula o colaborador e o faz ter mais foco e motivação para desempenhar suas atividades.
Nem sempre um alto salário é capaz de reter seus talentos, então, não se esqueça de outros benefícios:
- plano de saúde familiar;
- auxílio creche;
- convênio com academias;
- parcerias com instituições de ensino;
- entre outros.
Todas essas vantagens são importantes para que o funcionário se sinta valorizado.
- Realize premiações de reconhecimento
A criatividade vai bem em qualquer estratégia da empresa e quando o foco é a retenção de talentos, pode fazer com que a sua empresa se transforme no sonho de consumo de muitos profissionais do mercado.
A premiação pelo reconhecimento é uma delas. Trabalhar com metas é quase que um requisito básico, mas nada impede que o reconhecimento ganhe um plus a altura dos colaboradores.
Que tal organizar uma espécie de Oscar da empresa, em que os colaboradores são premiados por categorias? E se o prêmio não for uma estatueta, mas uma viagem? E se a cerimônia acontecer durante um cruzeiro?
- Aposte em programas voltados ao bem-estar
O tema bem-estar no trabalho tem se tornado cada vez mais popular e com toda razão, afinal, quem gostaria de trabalhar em um local estressante e pouco saudável?
É mais que urgente pensar em formas de promover o bem-estar, seja no ambiente físico ou remoto da empresa.
Vale lembrar que nem toda promoção em melhorias na saúde precisa se limitar a ginástica laboral e as palestras com médicos e outros profissionais da área.
Investir em atividades coletivas que unam o exercício físico, diversão e integração de profissionais é uma boa alternativa.
Experimente organizar torneios de futebol, disponibilizar aulas de vôlei, momentos de descontração, comemorações e realizar outras ações nesse sentido.
- Desenvolva a segurança profissional
É a parte mais difícil da retenção de talentos. Com tantas mudanças no mundo corporativo, as empresas se sentem ameaçadas por diversos fatores externos, o que pode dificultar a permanência dos colaboradores por um longo período.
Oferecer um ambiente em que o cooperativismo seja prioridade faz com que os funcionários se sintam seguros e confiantes para desempenharem suas atividades com motivação e vestirem a camisa da empresa.
Essa segurança só é possível quando todos os itens acima são praticados, pois um profissional se sente seguro quando é tratado com transparência, quando sente-se valorizado e quando recebe benefícios atraentes.
Seu desempenho é reflexo do que recebe.
- Invista em iniciativas de treinamento e desenvolvimento
As iniciativas de treinamento e desenvolvimento são um diferencial para que você consiga apresentar ao colaborador que a sua empresa proporciona uma grande oportunidade de crescimento, seja ele profissional ou pessoal.
Promova workshops, talks frequentes, grupos de estudo, mentorias, além de investir em aulas e outros cursos que possam ser de interesse.
Lembre-se que essas iniciativas podem ser feitas mais em âmbito geral ou específico, sendo bem focado nas habilidades que determinado talento necessita desenvolver.
- Invista no desenvolvimento de lideranças
A liderança é tão vital para a retenção do colaborador que separamos este tópico apenas para falar sobre o assunto.
Uma vez que gestores tem impacto direto no dia a dia de uma série de colaboradores, é fundamental que essa pessoa esteja preparada para assumir essa função e se tornar um verdadeiro exemplo para a sua equipe.
Para que seja possível compreender a importância desse aspecto, saiba que 8 em cada 10 profissionais pedem demissão por causa do chefe. Por isso, não deixe para depois os investimentos em desenvolvimento dessas pessoas.
Reflita sobre a possibilidade de mentorias e aulas exclusivas para esse grupo, aconselhamento e apoio constante das equipes de Recursos Humanos e momentos de trocas entre líderes para que possam identificar o que mais tem funcionado e o que não no contexto da empresa.
- Apresente um equilíbrio entre vida profissional e pessoal
Já falamos sobre benefícios e bem-estar, mas é de extrema importância ressaltar a necessidade de um equilíbrio entre vida profissional e pessoal.
Com os limites da casa e do trabalho cada vez mais sutis, as pessoas buscam por oportunidades que as permitam viver bem e ter o tempo necessário para outros objetivos além do trabalho.
Por isso, repense como é a carga de horário na sua empresa, se ela permite home office, horário flexível e outras modalidades que permitam maior autonomia e tempo.
- Faça uso de pesquisas organizacionais
Saiba o que cada colaborador faz, no que se formou, com o que atua e quais são seus interesses e habilidades para que possam ser direcionados para as vagas mais compatíveis com o seu perfil.
A atitude, além de ser um sinal de reconhecimento, contribui diretamente com a retenção de talentos por um motivo muito simples: quando ocupam posições adequadas, a tendência é que fiquem mais satisfeitos com o empregador.
Reter talentos é obrigação da empresa e deixar o colaborador saber e sentir o quanto seu desempenho é importante para o negócio. No entanto, é preciso monitorar a satisfação.
De nada adianta implementar ações com foco na retenção de talentos, se não há um monitoramento sobre os resultados da estratégia. Nesse contexto, realizar pesquisas de clima organizacional é fundamental.
O clima organizacional reflete a forma como os colaboradores se relacionam dentro da empresa. Para conseguir manter o equilíbrio e a leveza, o ideal é mensurar a satisfação dos colaboradores.
A sugestão é que sejam feitas reuniões individuais e coletivas para oferecer e receber feedbacks, além de contar com indicadores de satisfação e desempenho.
Sempre que pensar em como melhorar os resultados da empresa, leve em consideração a importância de uma boa retenção de talentos.
Perder o capital humano para a concorrência prejudica muito o andamento de um negócio, provocando grandes prejuízos.