Volkswagen ultrapassada pela BYD
A BYD foi a marca de automóveis mais vendida da China em 2023, superando pela primeira vez a Volkswagen, líder em vendas no país pelo menos desde 2008.
A gigante chinesa ultrapassou a VW como marca mais vendida na China no ano passado. oram 2,4 milhões de carros novos vendidos no país. A diferença para a concorrente alemã foi pouca. A Volkswagen vendeu cerca de 2,3 milhões de veículos na China no mesmo período, uma queda anual de 0,2%. Os dados são do Centro de Tecnologia e Pesquisa Automotiva da China e do Automotive News.
Os números da Associação de Automóveis de Passageiros do país colocam a BYD em mais vantagem. Segundo a entidade, a empresa vendeu 2,57 milhões de carros novos na China em 2023. Atualmente, a BYD domina o maior mercado automotivo do mundo e registrou um salto de 62% nas vendas no ano passado em relação a 2022. Como resultado, a companhia viu seus lucros triplicarem para US$ 1,5 bilhão só no primeiro semestre passado, segundo o Car News China.
Vale recordar que a empresa também vendeu 1,6 milhões de carros elétricos no ano passado (mais de 3 milhões globalmente, combinando híbridos e elétricos).
Fonte: Olhar digital