Evolução da frota de veículos: números no Brasil!

Um relatório elaborado pelo Sindipeças aponta que mais de 44,8 milhões de automóveis, comerciais leves, ônibus e caminhões estão em circulação pelo país, o que significa um crescimento de 1,9% em relação a 2017. Já número de motos em circulação diminuiu.  

Segundo Sindipeças – Unidades em circulação

Automóveis: mais de 37 milhões 

Picapes e furgões: mais de 5,7 milhões

Caminhões: mais de 2,3 milhões

Ônibus: mais de 386 mil

Motos: mais de 13 milhões

 

Idade da Frota – Segundo Sindipeças

  • Até 5 anos: mais de 12,4 milhões
  • 6 a 15 anos: mais de 24,5 milhões
  • + de 16 anos: mais ​​​​​​​de 7,3 milhões
  • + de 25 anos: mais de 220 mil

Mobilidade urbana e frotas:

As características da frota brasileira permitem concluir alguns apontamentos quando o assunto é mobilidade urbana. Destacamos os principais.

  1. A relação de veículo por habitante aponta que mais pessoas estão contanto com meios de transporte motorizados para se deslocar.
  2. O aumento da frota também sugere que as pessoas estão utilizando mais aplicativos de transporte. As pesquisas indicam que existem 5,5 milhões de cadastros em aplicativos como Uber, 99 e Cabify. Além disso, o Brasil é o segundo maior mercado de Uber do mundo, com mais de 22 milhões de usuários. Apenas nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro os aplicativos de transporte movimentem aproximadamente R$ 3 milhões por dia.
  3. A concentração das pessoas tem tudo a ver com a concentração de veículos. Onde há mais habitantes, há mais mercado e mais necessidade de deslocamento. São Paulo e Rio de Janeiro são as maiores cidades e economias do país – consequentemente, a frota das capitais é a mais expressiva.

Fonte: Localiza – gestão de frotas