CARROS HÍBRIDOS USADOS SÃO BEM ACEITOS?

Os carros híbridos e elétricos começaram enfim a deslanchar em nosso país, batendo seus próprios recordes ano após ano. De acordo com a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), o mercado brasileiro registrou a venda de 49.245 veículos híbridos e elétricos em 2022, representando um crescimento de 41% em comparação ao ano anterior. Dentre esses veículos, 62% são híbridos (puros ou leves), 21% são híbridos plug-in e 17% são totalmente elétricos.

Com o crescimento do mercado de veículos eletrificados novos, uma nova categoria de carros híbridos e elétricos seminovos e usados está surgindo nas lojas. Esse movimento é inevitável e já está em andamento.

De acordo com quem vende esse tipo de modelo no mercado de seminovos/usados, os clientes que compram veículos premium com até três anos de uso estão migrando para os carros híbridos. Esses modelos possuem uma fatia de mais da metade das vendas de SUVs e sedãs em algumas lojas. Porém, esse comportamento está mais relacionado à oferta dos fabricantes do que às preferências do público em geral.

Vantagens além do motor

A maioria dos consumidores que opta por um carro híbrido está mais de olho nas vantagens que estes têm do que de fato em sua eletrificação. Logo, aquelas “vantagens” mencionadas nos comerciais das marcas não são aquelas exatamente associadas a desempenho, como menor consumo de combustível ou a capacidade de autonomia. Pelo contrário, muitos clientes nem mesmo se preocupam em instalar carregadores em suas casas. Eles preferem utilizar apenas a gasolina, aproveitando a energia gerada pelo próprio veículo para carregar a bateria. 

Falta infraestrutura

Parte desse desinteresse por usar o modo elétrico estar relacionado à infraestrutura de recarga automotiva do Brasil, que ainda é considerada ineficiente e afasta esse público dos carros totalmente livres de combustíveis fósseis.

Vale ressaltar que utilizar o motor a combustão para carregar as baterias é a forma mais cara de gerar eletricidade.

De modo geral, o consumidor ainda não tem confiança nos carros elétricos seminovos, principalmente devido às dificuldades encontradas no momento de recarregar. Os motoristas que planejam viagens precisam traçar um plano com paradas em estações de recarga, havendo ainda o risco de as estações estarem ocupadas, quebradas ou até mesmo vandalizadas. Proprietários de carros premium não desejam passar por essas situações.

Já quando o carro é híbrido, esse bloqueio é superado, já que o motorista sempre terá a certeza que pode abastecer com a velha e conhecida gasolina, encontrada em qualquer posto de combustível. 

Apesar dos modelos eletrificados chamarem muita atenção quanto ao seu design e a tecnologia, muitos clientes afirmam que não têm coragem de adquiri-los.