Pneus de carro: saiba tudo sobre calibração e rodízio

Ter um carro próprio exige uma série de cuidados, como manutenção anual, como troca de óleo e pastilhas de freio. Entretanto, os pneus de carro também merecem atenção especial, pois podem influenciar no consumo de combustível e na segurança do veículo.

Os cuidados com pneus podem variar desde calibragem constante, balanceamento, alinhamento e rodízio. Todas essas iniciativas buscam garantir a vida útil do produto e tornar a direção menos complexa e mais segura.

Nesse sentido, preparamos o conteúdo a seguir com tudo o que você precisa saber sobre os pneus de carro. Conheça o que eles são feitos, qual a vida útil básica e os principais cuidados necessários.

Do que os pneus de carro são feitos?

Antes de conhecer os principais cuidados e os principais tipos de pneus carro é importante conhecer os componentes que são utilizados para dar vida ao pneu. De modo geral, os pneus contam com lonas.

Essas lonas são responsáveis por formar a estrutura do pneu e garantir uma segurança ainda maior ao produto. Os talões são feitos de aço e revestidos por borracha e dão a vedação hermética entre a roda e o próprio pneu.

Já a cinta é feita de fios de aço que auxiliam na rigidez e resistência dos pneus de carro. O flanco é a espessura da borracha e fica localizado entre a banda de rodagem e o talão. Logo, garante a estabilidade e serve de espaço para as informações do fabricante.

Os sulcos são os cortes na parte externa do pneu responsáveis por fazer com que a água e lama passem pela pneu, são os recortes e também dão estabilidade em dias chuvosos. Por fim, a coluna é o reforço central do pneu, local mais sensível do item.

Tipos de pneus de carro

Os três tipos de pneus de carro mais comuns são on road, off road e misto. Os pneus On Road são indicados para os veículos que vão andar no asfalto e em vias pavimentadas. Ou seja, em vias que apresentam boas condições.

Os sulcos dos pneus on road não são tão profundos e oferecem boa aderência e estabilidade. Por isso, esse é o modelo mais encontrado em carros comuns e em grandes cidades.

Já os pneus Off Road apresentam sulcos bem mais largos e profundos e são ideais para aqueles carros que vão andar na lama e na terra. Por isso, são mais resistentes e utilizados em carros 4×4.

Por fim, o pneu Misto é a união dos dois outros modelos. Com isso, é uma ótima opção para quem roda diariamente na cidade mas faz algumas viagens durante o ano. Embora seja misto, ele não oferece as mesmas qualidades que o Off Road em terrenos complexos.

Qual a vida útil dos pneus de carro?

Muitos motoristas acham que a vida útil dos pneus de carro só é vista pelo desgaste da borracha, ou seja, diminuição dos sulcos. Entretanto, existem alguns outros fatores capazes de determinar a validade de um pneu.

A data de fabricação é o ponto de partida para analisar a vida útil dos pneus de carro, não importando se você usa muito ou pouco o veículo. De modo geral, o tempo de validade indicado pelos fabricantes é de 5 anos.

Além disso, a umidade, a temperatura e a pressão podem interferir na vida útil do pneu, com isso, os cuidados frequentes com calibração são fundamentais. Vale destacar que o estepe também precisa ser calibrado para garantir sua eficiência caso seja necessário.